A diabetes mellitus é causada por problemas na produção, na secreção da insulina ou na ação desse hormônio.
O diabetes é classificado convencionalmente em diversas categorias clínicas de acordo o tipo de alteração encontrada e em características genéticas e metabólicas :
Diabetes tipo 1
É uma doença crônica não transmissível, hereditária, que concentra entre 5% e 10% do total de diabéticos no Brasil.
É desencadeada pela destruição das células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. Ocorre devido a doenças autoimunes, ou seja, as células do pâncreas são atacadas pelo sistema imune do próprio paciente. Normalmente levando a ausência completa de produção da insulina.
O diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também.
O tratamento exige o uso diário de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose no sangue.
A causa do diabetes tipo 1 ainda é desconhecida e a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas).
Diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA): Atinge basicamente os adultos e representa um agravamento do diabetes tipo 2.
Caracteriza-se, basicamente, no desenvolvimento de um processo autoimune do organismo, que começa a atacar as células do pâncreas.
Diabetes tipo 2
O diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados. Cerca de 90% dos pacientes diabéticos no Brasil têm esse tipo. Decorre de um problema na ação da insulina
A diabetes tipo 2 geralmente acontece em pessoas com sobrepeso ou obesidade.
Ocorre uma perda progressiva, não autoimune, na capacidade de secretar insulina, frequentemente decorrente da resistência à insulina e síndrome metabólica.
A insulina é produzida, porém não consegue cumprir sua ação de forma adequada e isto com o tempo exaure o pâncreas que passa a secretar menos insulina.
Tipos específicos de diabetes devido a outras causas, por exemplo, existem outros tipos específicos de diabetes, que são formas menos comuns e desencadeadas por problemas genéticos, doenças do pâncreas exócrino, problemas no sistema endócrino, infecções, medicamentos e outros agentes químicos, entre outras causas.